Diferenças entre um site Mobile e um site Responsivo

Diferença entre site responsivo e site mobile

Com a internet crescendo cada vez mais, e com o acesso facilitado a dispositívos móveis, cada vez mais pessoas utilizam seus aparelhos celulares para efetuar pesquisas na internet, efetuar transações bancarias ou até mesmo comprar produtos. Tal crescimento torna evidente a necessidade de criar um site que se adapte a tela do navegador do cliente, esse tipo de site chama-se Responsívo.

Mas o que é site responsívo?

Um site responsível, chamado também de flexível, é um site que se adapta ao tamanho e resolução de tela do disposítivo, de forma mais simples, o conteúdo do site é automaticamente reorganizado de acordo com o tamanho da tela.

Site Responsívo X Site Mobile

Uma dúvida muito comum, é qual a diferença entre um site responsívo e um site mobile, essa dúvida pode levar a criar um projeto não adequado ao negócio e acarretar em maior custo, para esclarecer essa dúvida vamos conhecer as características de cada um.

Responsivo

O site responsívo é adaptado para identificar a resolução ou o tamanho da tela do navegador, e adaptar seu conteúdo de forma a mostrar os itens da melhor forma possível.

Entretanto, ainda é o mesmo site que é exibido no desktop. Nesse caso os itens que serão carregados são praticamente os mesmos, e em geral os recursos disponíveis na página serão os mesmos.
Isso é vantajoso, pois cria-se apenas um único site, não há a necessidade de se duplicar layouts, quando houver uma mudança de layout, todas as páginas já serão afetadas.

Um bom site responsívo, deve possuir as seguintes características:

Velocidade de carregamento
Não muito comprido
Com links com tamanho adaptado
Conteúdo mais importante, deve vir primeiro

Mobile

Ja o site mobile é um site totalmente diferente, ele é totalmente criado para dispositívos móveis. Sendo assim, ao acessar o site, você é redirecionado para um subdomínio (ex.: m.meusite.com) ou pasta (ex.: meusite.com/pasta), esse site em geral possui menos recursos que a versão desktop, mas costuma ser mais rápido, já que os recursos carregados foram projetados diretamente para o disposítivo.

Um bom site mobile, deve possuir as seguintes características:

Velocidade de carregamento
Não muito comprido
Links com tamanho adaptado
Conteúdo mais importante, deve vir primeiro
Informar aos sites de busca que são versões mobile de um site
O site desktop, deve informar aos sites de busca, que possuem uma versão adaptada

Qual escolher?

A escolha deve ser de acordo com o negócio, se o site terá uma alta rotatividade de conteúdo, como por exemplo um jornal diário, é recomendado que seja feito um site específico para a versão móvel, outra situação seria quando o site precisa de um recurso do navegador, que não exista na versão móvel, ou funcione de forma diferente. Entretanto deve-se tomar cuidado nesse tipo de projeto, pois se não for bem planejado acabará criando divisão de acesso nos sites de busca, ou seja, ao invés do seu site ser conhecido como um único site, será conhecido como dois, dificultando o resultado nas buscas.

Já o site responsívo é mais indicado quando não há uma rotatividade grande de informações, e quando os recursos do navegador são os mesmo na versão desktop e mobile, mas exige também um bom planejamento, já que se não for bem criado pode tornar a navegação lenta e carregada, afastando os clientes. 

Preciso de um site responsívo ou mobile?

Atualmente é recomendado, já que a maior parte das pessoas costumam buscar um produto ou serviço primeiramente em seus disposítivos móveis, além de que mecanismos de busca, dão maior importância a sites com versões móveis. 

Orçamento

Preenha o formulário abaixo e entraremos em contato, ou se preferir ligue para nós (11)94570-2022
Como nos conheceu

Mensagem

Acesso rápido

Alguns links que podem interessar a você

Mídias Sociais

Copyright 2018 - Direitos Reservados